Licenciamento Ambiental

Sports World

 

Licenciamento Ambiental em Foz do Iguaçu – Trabalhos completos de legalização do seu empreendimento, incluindo:

Estudo de viabilidade ambiental;
Atuação junto aos órgãos ambientais;

Licenciamento ambiental;
Elaboração de RAP/EIA/RIMA;
Programas de recuperação e implantação de medidas compensatórias.

Análise Ambiental de Empreendimentos

As análises ambientais de um projeto ou empreendimento estão voltadas para identificar, do ponto de vista ambiental, qual a melhor alternativa de localização geográfica e/ou tecnológica de um dado empreendimento ou projeto.

A legislação brasileira vigente determina que os estudos de impacto ambiental (EIA) realizem estas análises para efeito do licenciamento ambiental. No caso dos EIA, essas análises são efetuadas com base em macroindicadores das ameaças e oportunidades ambientais passíveis de ocorrência a partir da implantação do empreendimento.

Contudo, investidores que buscam maior segurança para realizar o aporte de capital em algum projeto demandarão análises mais aprofundadas, uma vez que reduzirão seus custos operacionais e interferências desinteressantes.

Qualquer projeto pode ser tratado para ser desenvolvido e ser operado em padrões sustentáveis ou auto-sustentáveis. Desde um projeto de cunho puramente ecológico, até um projeto industrial ou de extração mineral, por exemplo, onde a apropriação e a transformação de recursos ambientais está presente.

Quando se fala em Desenvolvimento Sustentável, o termo Desenvolvimento sempre está associado a todas as fases da vida do empreendimento, ou seja, concepção, viabilidade, projeto, implantação, operação, produção, avaliação de resultados, ampliação, manutenção, aprimoramento e eventual desmobilização. Significa dizer que os processos de gestão ambiental precisam estar presentes e ativos durante toda a sua vida, desde a fase de concepção do empreendimento até o seu encerramento, se for o caso.

Além da economia, da busca de minimização de dispêndios, a proposta de autossustentabilidade está associada a uma permanente preocupação com o vizinho, considerado tanto no espaço, quanto no tempo. Ela é uma ordem de continuidade, de viver e deixar viver, de otimizar o compartilhamento de recursos relativamente escassos com os demais usuários, considerando que esses recursos são muitas vezes sensíveis aos processos de transformação que lhes são impostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *