Planejamento energético e energias renováveis

Sports

 

Você já tentou imaginar algum ambiente sem matéria-prima ou algum serviço que vem da floresta? É fácil fazer este exercício. Olhe agora à sua volta: madeira, papel, água, embalagens, e mesmo coisas nem tão aparentes assim: aço, cimento, remédios, alimentos, entre tantos outros. Onde quer que você esteja, o cenário seria bastante diferente se não existissem produtos ou serviços vindos das florestas.

De forma bastante simplificada, existem duas formas de olhar as florestas: as nativas e os plantios florestais. E cada uma cumpre diversas e diferentes funções em nosso planeta, envolvidas em questões como biodiversidade, água, fluxo gênico, proteção e conservação de solos, recuperação de áreas degradadas, sequestro de carbono e também fornecendo matéria-prima para serviços e bens de consumo para o cotidiano da população.

Para fazer a sociedade refletir sobre o papel das florestas em nosso planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 2011 como o “Ano Internacional das Florestas”.

Entre os diversos objetivos, está a “promoção do manejo sustentável, a conservação e o desenvolvimento das florestas em todo o mundo, e a conscientização do papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável”, incluindo-se tanto as florestas naturais como as plantações florestais. Pretende-se, também, demonstrar como as florestas contribuem para a erradicação da pobreza.

Este artigo traz como reflexão um artigo da Embrapa floresta. Um espaço dinâmico com atualizações constantes! Energias renováveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *